quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Povos da Mesopotâmia'

A agricultura era a base da economia. Cultivavam trigo cevada linho gergilim sésamo (de onde extraiam o azeite para a alimentação e iluminação) árvores frutíferas raízes e legumes.
Criavam animais como carneiros burros bois gansos patos.
Comercializavam tecidos de linho lã e tapetes além de pedras preciosas e perfumes.
As principais ciências estudadas foram a astronomia medicina e matemática.
A escrita apareceu nessa época e foi definida como cuneiforme. Por ser ideográfica o objeto representado expressava uma idéia.
Os deuses extremamente numerosos eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol a lua os rios outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais também eram cultuados.

Vestuário

A matéria prima predominante era o linho e a lã usados sempre na sua cor natural. Um retângulo de tecido ao redor da cintura preso por tiras ou simplesmente com um nó numa forma primitiva de saia era a vestimenta principal do povo na Mesopotâmia.

Sumérios

Vestígios da civilização suméria (III a C) mostram pessoas usando saias compostas por tecidos com o borda formada com tufos de lã dispostos simétricamente que dão às roupas um aspecto "franjado" Este tipo de roupa era usado por homens e mulheres.

As mulheres de classes superiores e altos dignatários costumavam usar este tipo de roupa mas aos poucos foram substituindo por uma túnica com mangas Acredita-se que as mangas e o uso de botas foram influência de povos da montanha que viviam ao redor da região entre o Eufrates e do Tigre .

Homens e mulheres usavam cabelos compridos e os cabelos assim como as barbas eram cacheados e até entremeados com fios de ouro O adorno de cabeça para os homens tinha o aspecto de um vaso invertido As mulheres casadas eram obrigadas a usarem um véu em lugares públicos (uma lei de 1 200 a C que ainda prevalece até hoje) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário