quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Questões culturais

Ao longo da história, diferentes civilizações vestiram roupas mais por motivos culturais, como decoração ou ornamentos, do que por necessidade. Em sua viagem em torno do mundo, Charles Darwin na Terra do Fogo, Argentina, notou que certos nativos da região cobriam sua pele apenas com uma fina camada de tinta mais uma pequena pele de animal na parte superior do corpo Isto contrastava com o clima da região , frio e instável Tais pessoas usavam tais roupas por motivos culturais e não por necessidade.
Antigamente o tipo de roupa usada era diferente em culturas diferentes, e era parte dessa cultura, passada de geração a geração. Mesmo atualmente, e na maioria das sociedades incluindo a sociedade ocidental, roupas são usadas devido a alguma influência social e cultural. Apesar disso, com o advento da globalização, as roupas tradicionais ficaram cada vez mais esquecidas sendo que cada vez mais pessoas usam roupas por questões de conforto ou necessidade. Por exemplo muitas pessoas usam camisas porque elas são confortáveis simples de usar e duradouras. Alguns exemplos conhecidos de roupas tradicionais que fazem parte da sociedade ocidental incluem o vestido de noiva branco ou a cor preta em funerais.
Muitas pessoas vestem um certo estilo de roupas buscando serem aceitas por um grupo social. Isto acontece especialmente entre os adolescentes. Os membros destes grupos sociais, compostos de pessoas que possuem certos gostos em comum, tendem a se vestir de maneira similar. Muitos desses adolescentes buscam se vestir igual ou de modo parecido a seus ídolos, como por exemplo, cantores famosos. No Japão por exemplo, vários adolescentes gostam de vestir-se da mesma maneira que personagens de mangás famosos.
Outras pessoas usam roupas como um modo de protesto. A novelista Amandine Dupin usava roupas masculinas a contra-cultura da década de 1960 e também os punks. Inscrições palavras ou frases podem aumentar o poder de choque destas maneiras de protesto. Roupas também podem ser usadas como meios de propaganda.



Ficheiro:Greek costumes children DSC04313.jpg

Duas Gregas com roupas típicas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário